![]() |
| Imagem em Link |
Muito se ouve falar no mercado de trabalho, mas não se fala no mercado do desemprego.
Sim, porque os desempregados também competem entre eles. Conforme os mais velhos falam em doenças, os desempregados falam nas entrevistas a que já foram e nas formações que tiraram.
O mercado do desemprego é desigual. Encontra-se mais facilmente um doutorado em paleontologia, do que um bom ponta de lança para fechar o plantel.
Há desempregados de longa duração que muitas vezes já não são desempregados, porque estão a tirar a sua décima sexta formação pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Alguns tanto frequentaram cursos de informática, como de línguas, como de costura, ou de cozinha. Nessas formações também aparecem jovens sem experiência profissional mas, por norma, preferem os inscritos que recebem subsídio de desemprego.
Existem desempregados perto da idade da reforma, que apesar dos profissionais do referido instituto saberem que não os vão ajudar a encontrar emprego, continuam a enviar-lhes convocatórias para entrevistas que querem pessoas até aos 40 anos.
Há os jovens sem experiência e muitas vezes com formação profissional que apenas se inscrevem no Instituto para conseguir estágios profissionais. No final dos estágios muitos são substituídos por outros estagiários. Muitos jovens nem se dão ao trabalho de se inscreverem no Instituto e arregaçam as mangas e tentam encontrar emprego mesmo fora da sua área de formação.
Há os desempregados que recebem subsídio. Uns procuram emprego. Outros aproveitam o subsídio.
Depois há os desempregados que não recebem, mesmo que já tendo descontado. E esses, por vezes, sujeitam-se a tudo.
Existem aqueles que têm habilitações a mais para as ofertas a que se candidatam. E os que não conseguem porque com 30 anos é difícil ter 15 de experiência profissional.
O mercado do desemprego é mais complexo para algumas profissões do que para outras e deve ser objecto de estudo.
Dizem que as profissões do futuro estão ligadas à informática. Eu, não acredito! No futuro só se safa quem nascer rico ou ganhar o euromilhões. Vou jogar!

Ora , aí está algo que não convém esquecer hoje que é terça , jogar no euro milhões . 😊
ResponderEliminar