Avançar para o conteúdo principal

Redes sociais: Um espaço de debate ou de combate?

Numa altura em que o número de utilizadores das redes sociais aumentam constantemente, onde filhos, pais e avós são "amigos" e "seguem-se" uns aos outros, é importante reflectir sobre o papel das redes. 
Tenho para mim que as redes sociais são um espaço privilegiado de comunicação e de partilha de informação. Um espaço de excelência para a construção de um debate público produtivo e pluralista.
As redes sociais são abertas e livres e um espaço onde os conceitos de esfera pública e privada de Habermas se misturam. Já que há quase uma "invasão" da vida privada de muitos utilizadores através da exposição a que estes se sujeitam.
A importância das redes vai muito além da partilha, sendo locais cibernéticos de encontros e reencontros.
Ideias e opiniões diferenciadas surgem a cada segundo. Contudo, nem tudo são "rosas" e é frequente o desprimor, o desrespeito e uma utilização desmedida destes espaços.
Por vezes, não são mais do que uma luta de egos, e os comentários ofensivos, estereotipados e impróprios são prova disso mesmo.
Estes espaços sociais devem ser de troca de ideias fundamentadas e de críticas construtivas, como se faz por aqui. Devem ser aproveitados no seu potencial máximo. 
Para mim, as redes sociais devem ser tidas como locais privilegiados de comunicação e construção de debate público, sendo deveras importantes numa era onde a informação voa e a comunicação é instantânea. É a minha opinião.

Comentários